Madeira vive um Inferno!

Arde, tudo à volta arde!

Sirenes dos bombeiros, polícia, militares, estão por todo o lado e mesmo assim são poucos para o inferno que está lá fora.

As telecomunicações estão instáveis e o pior é não saber como estão os nossos familiares.

Vivemos um inferno!

Ao fim da tarde de terça-feira via nas notícias o que se passava na minha Ilha, era impressionante e o problema estava na grande quantidade de novos focos de incêndio. Cada vez mais perto dos meus, da minha familia. Ligo à minha mãe para alertar que estava muito perto e eles ensoparam a casa e tudo à volta de água.

O ar estava irrespirável e para uma grávida de 38 semanas respirar já não é nada fácil… pensámos em sair para fora do Funchal mas sem ter noção do que iriamos ver.

Ao passar numa zona do Funchal onde vivem os meus pais o fogo está do outro lado da estrada a poucos metros da casa dos meus pais. Passamos o túnel e é impossível não lembrar o que vi sem as lágrimas nos olhos. Era um cenário dantesco, era ainda pior do que via na televisão, era monstruoso… temi o pior. Liguei aos meus pais e pedi para que saissem de casa e viessem para junto de mim, vamos sair do Funchal.

Os meus pais não sairam de casa, o meu pai e o meu irmão são os meus heróis, lutaram toda a noite e mesmo com explosões vindas da casa das minhas tias, provenientes de garrafas de gás, eles arriscaram a vida mas salvaram os animais e a casa. Infelizmente, não conseguiram salvar a casa das minhas tias, a casa da minha avó, o lume era intenso e as explosões não ajudaram. Elas perderam tudo. 😦

Por milagre não lhes aconteceu nada, eles estão bem graças a Deus mas colocaram a sua vida em perigo, tinham fogo à volta deles, labaredas enormes e a tentar entrar dentro de casa por baixo da porta e ao redor.

Foi uma noite de terror, de horror, ninguém dormiu… Tivemos de ir para Machico para casa de familiares tentámos descansar mas sempre com o pensamento no meu pai e irmão que continuavam no Funchal a tentar salvar a casa.

Os bombeiros chegaram pela meia noite e meia, ainda ajudaram a apagar um incêndio que já estava a ser controlado pelo meu pai, irmão, os meus primos, dois amigos da familia e os vizinhos que que também estiveram a apagar o grande incêndio. Os bombeiros não tinham como chegar a todo o lado e no nosso caso foram os residentes, os populares que salvaram as suas casas e hoje estão exaustos mas as casas estão intactas.

Não tenho palavras para o que vi, fiquei em pânico… estamos numa ilha para onde fugimos?

Estava tudo a arder, literalmente. O fogo chegou ao centro do Funchal, queimou tudo por onde passava. E o pior de tudo é que foi mão criminosa.

Fogos que começam durante a noite que surgem em outros sitios sem qualquer comunicação com o já existente… pessoas detidas em flagrante?! Pessoas?! Monstros, assassinos de pessoas, de animais e da natureza. Mas depois vão a julgamento e ficam presos uns meses e voltam cá para fora e fazem exactamente o mesmo. É esta a justiça que temos. 😦

Nunca mais vou esquecer as imagens que vi, nem vou esquecer quando o meu mais-que-tudo conseguiu ir buscar a minha mãe que estava num sitio recolhida quando o fogo tentava tomar a casa. Abracei a minha mãe que estava coberta de cinza, nervosa, a tremer, magoada num joelho sem quase conseguir proferir qualquer palavra.

Só ontem à noite consegui abraçar o meu Pai e o meu irmão, ver que estão bem embora exaustos, arranhados, com os olhos vermelhos e as gargantas inflamadas, mas estão vivos e estão bem e é um alívio poder estar com eles e abraçá-los.

As pessoas estão traumatizadas, estamos todos. Pessoas ficaram sem as suas casas, sem os seus bens, sairam com a roupa que tinham no corpo e quando regressaram a casa não tinham nada.

Mas o povo madeirense vai buscar forças onde não tem e o que importa numa situação destas é estarem vivos e agradeço a Deus pelos meus pais e irmão estarem vivos. Agradeço também a todos os amigos, familia e vizinhos que ajudaram.

Juntos realmente fazemos a força e é juntos que vamos reconstruir o que mão criminosa destruiu. Faremos justiça à nossa maneira.

Resta sermos solidários e apoiarmos uns aos outros, vamos conseguir dar a volta. Começam-se as limpezas nas casas e na Cidade enquanto ainda outros fogos lavram mas temos de conseguir normalizar a nossa vida e tranquilizar o nosso coração. Vai tudo correr bem!!!

Muita Força também para todos que estão em Portugal Continental a passar pelo mesmo que passamos cá. O povo português tem sido alvo de muitas provações, são muitas desgraças juntas mas como povo forte que somos conseguimos dar sempre a volta.

Força Portugal!!

E Obrigada a todos os profissionais que estiveram e estão em campo, desde bombeiros, militares, polícias, etc., pois vocês também têm família e trabalharam até à exaustão para ajudar quem precisava.

Ao Estado e ao Governo Regional só faço um à parte, valorizem estes profissionais e dêem-lhes novas oportunidades, formem mais profissionais nestas áreas pois como vimos ainda não são suficientes para situações catastróficas como a que vivemos no momento.

E às forças maiores provenientes da nossa fé protejam-nos do mal que tentam fazer aos nossos, a nós, ao que conhecemos.. chega de maldade, de violência, chega de sofrimento…

incendo2

Sobre Shadowgirl

Simplesmente sou alguém que partilha opiniões na blogosfera, que gosta de escrever e ler... Alguém que anseia por palavras que não foram ditas... talvez esta seja a forma de dizer tudo o que pensamos sem que saibam a nossa verdadeira identidade...
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe um comentário