A Lei que de prioridade não tem nada!

Lei da Prioridade…

Debato-me todos os dias com faltas de educação, civismo, etc., são várias as situações, como por ex.:

  • tentar passar uma passadeira e quase te atropelam,
  • passas com um carrinho de bebé num passeio estreito (porque não há outro) e quase que te mandam para a estrada em vez de te darem passagem;
  • estás numa fila para pagamento e estejas de barrigão ou com um carrinho de bebé ninguém te dá passagem, apesar de todos os sítios que frequentas possuem a sinalética da prioridade e segundo a Lei tens prioridade.

Fico indignada com tanto desrespeito e apetece após tratar do que tenho a tratar pedir o livro de reclamações.

No outro dia, dirigi-me a uma passadeira para passar e levava a C. no marsúpio, parei porque vi um carro, daqueles canter das obras, a aproximar-se com grande velocidade, em nada dizia que ia parar. Até que um polícia que estava nas redondezas mandou-o parar (parou em cima da passadeira) e deu-lhe uma descasca tão grande que até eu me senti envergonhada. Agradeci a ambos e continuei o meu trajeto. mas foi muito bem feito, o polícia fez muito bem, é uma passadeira e serve para as pessoas passarem.

Hoje tive de ir aos CTT e estava eu de carrinho de bebé, com a miúda a choramingar, posteriormente entrou uma senhora grávida, todos os funcionários nos viram e ninguém deu qualquer indicação para que usássemos a nossa prioridade. Não digam que somos nós que temos de requerer algo que é visível a todos mas que todos viram a cara para o lado.

Quando ia para exercer o meu direito uma senhora que tinha acabado de ser chamada começa a reclamar que foi enviar uma correspondência registada e quem a atendeu explicou que tinha de preencher o papel do registo. A senhora foi tão mal educada, disse todos os palavrões que possam imaginar que eu reduzi-me à minha insignificância e fiquei quietinha. Mesmo quieta consegui ainda ouvir mais uns palavrões porque a senhora continuou enquanto tentava preencher o papel e ainda se queixava que ninguém ajudava. Como ajudar? A mulher não pediu ajuda só se limitou a ser mal educada, se fosse bem educada e pedisse ajuda de certeza que a ajudavam, até eu ajudava. Naquele momento tive vergonha de ser mulher.

Mas estes são alguns pequenos exemplos que mostram que a nossa sociedade não está preparada para ajudar o próximo. É mais fácil “Assobiar para o lado”, dá menos trabalho, dá menos chatices. Quando vejo alguém que tem prioridade eu faço questão de ceder a minha vez. Uma vez uma senhora passou à minha frente e depois desculpou-se e explicou porque apesar de não parecer ela tinha prioridade, e eu só lhe disse que se tem prioridade fez muito bem, porque há situações que não são visíveis. Por exemplo ninguém vai pedir um teste de gravidez a uma mulher que diz estar grávida mas não se nota a barriga certo? Mas, se forem como eu, os 1os 3-4 meses de gravidez são os piores em termos de enjoos e cansaço, que qualquer prioridade é muito bem vinda.

Mas mais uma vez criam-se leis e contornam-se as mesmas. A maioria das pessoas com mais de 65 anos pensa que tem prioridade numa fila de espera sem marcação, mas não tem. A prioridade é para maiores de 65 anos com problemas físicos ou dificuldades, doenças, etc.. (Informem-se, leiam a legislação!) Não é só porque atingiu os 65 anos, vejo mulheres com essa idade mais rijas que eu! Lol

A prioridade que mostra uma pessoa com uma criança ao colo, não dá prioridade só a quem transporta uma criança ao colo mas sim todas as crianças de colo (ou seja, que não andam) até os 2 anos de idade, inclusive, mesmo que estejam a ser transportadas em carrinhos de bebé, marsúpios, etc.. Isto também se aplica nos lugares de estacionamento onde vejo tanta, mas tanta gente a usar ao desbarato sem respeitar. Normalmente, grávidas, pessoas com crianças em idade de colo e deficientes usam estes espaços, e só me apetece pedir para que me mostrem o dístico que lhes confere o grau de deficiência, sendo que a maioria não o possui porque a deficiência que têm é mesmo ao nível da educação e do civismo.

E pronto, é isto! Ando farta desta escassez de civismo e de pessoas mal educadas, mal formadas. Todos os dias educo os meus filhos para não serem assim e espero que nos vejam como exemplos, bons exemplos e nos imitem. Se ao menos todos fizéssemos o mesmo estaríamos a criar crianças, adolescente, jovens adultos mais conscientes e melhores pessoas. (Claro, que apesar de estar a generalizar já existem alguns!)

Sobre Shadowgirl

Simplesmente sou alguém que partilha opiniões na blogosfera, que gosta de escrever e ler... Alguém que anseia por palavras que não foram ditas... talvez esta seja a forma de dizer tudo o que pensamos sem que saibam a nossa verdadeira identidade...
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário